Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grupo Musical e Recreativo da Bemposta

Condecoração Municipal - Francisco Martins

26.07.11

 

Condecoração Municipal - 26 Julho 2011

 

Medalha de Mérito e Dedicação

 

Francisco Manuel Machado Martins

 

Natural da Bemposta, freguesia de Bucelas, desde jovem está ligado ao movimento associativo, tendo pertencido a várias Comissões de Festas em honra de Nossa Senhora da Paz.

 

No início da década de 70, integra a Comissão de Moradores da Bemposta. A vontade de trazer para a sua aldeia as infraestruturas básicas necessárias ao bem-estar da população fez com que, no ano de 1981, todas as habitações na Bemposta passassem a ser abastecidas com água canalizada.

 

Participou activamente nas obras feitas pelo povo, das quais se destacam a construção do lavadouro, em 1975, e do parque infantil, em 1976.

Em 1964 integra, pela primeira vez, os corpos Sociais do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta.

 

Teve um papel fundamental na construção e legalização do edifício da nova sede da colectividade, bem como na construção do campo de jogos.

É Presidente da Direcção do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta desde 2003, mas já há 30 anos que se mantém nos corpos sociais, desempenhando inúmeras funções.

 

O seu empenho na organização da Festa do Vinho e das Vindimas, desde final da década de 80, elevaram este evento cultural a uma dimensão nacional que a todos nos orgulha.

 

A sua abnegação em prol do desenvolvimento cultural da comunidade, o seu papel exímio na divulgação da cultura saloia, a humildade, a dedicação, a conduta profissional íntegra e a honestidade de um homem que dedica toda a sua vida ao serviço da sua comunidade, é algo que a todos nos enleva, fazendo de Francisco Manuel Machado Martins um exemplo a seguir pelas gerações vindouras.