Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grupo Musical e Recreativo da Bemposta

Cerimónia de entrega do Prémio "Melhor CCD INATEL"

09.12.07

O Grupo Musical e Recreativo da Bemposta foi o vencedor da primeira edição do Prémio de âmbito nacional "Melhor CCD INATEL - 2007".

 

A candidatura ao Prémio foi avaliada por um Júri idóneo, composto por 5 membros das áreas da Música, Etnografia, Teatro, Dança e Formação. O Prémio constou da atribuição do valor de 2.500€ para a colectividade vencedora.

 

A Cerimónia de entrega dos Prémios dos Concursos INATEL, teve lugar no passado dia 8 de Dezembro, no Teatro da Trindade e contou com a participação do Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta” que preparou um espectáculo para o efeito, levando um museu vivo do mundo rural à cidade de Lisboa.

 

Com o nome “Ditos d’Intrudo”, o espectáculo constou na representação dum serão em duas casas onde à luz do candeeiro a petróleo as mulheres se reuniam, fazendo o que de dia nem sempre podiam fazer, remendando uns trapos, fazendo bordados para o enxoval, mantas de retalhos, cozinhar, passar a ferro e até mesmo fazendo rezas para tirar o quebrante e o mau-olhado das crianças. Os homens conversavam e bebiam uns copos, outros aproveitavam para arranjar os cabos das enxadas. De repente o silêncio da noite foi quebrado pelo apito do corno, que anunciou o deitar as Pulhas pela rapaziada da aldeia, falando sobre as broncas, as raparigas solteiras, os namoricos e meras invenções de tom brejeiro e brincalhão. O espectáculo terminou com o cantar dum “Rimance” numa das casas.

 

Este prémio vem reconhecer a dinâmica da actividade desenvolvida pelo Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, sendo um grande motivo de orgulho e incentivo para a continuação deste grande projecto associativo.

 

A Direcção da colectividade dedica este Prémio a todos os associados e amigos, aos participantes das actividades, à população da Bemposta e a todo o movimento associativo popular do nosso país que tal como nós trabalha voluntariamente para o bem-estar e par a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e das suas populações.